O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Conta digital

Como escolher seu banco digital? Veja 5 dicas valiosas

17 AGO 21
Como escolher seu banco digital? Veja 5 dicas valiosasConta digital
Como escolher seu banco digital? Veja 5 dicas valiosas
COMPARTILHE

Com a pandemia, os bancos digitais ganharam espaço entre os consumidores brasileiros. Se antes a ideia de um cenário sem agências físicas parecia uma novidade distante, a necessidade de digitalização durante o isolamento social e as mudanças nos hábitos de consumo no país tornaram o banco digital uma opção bem-vinda na vida financeira do cliente brasileiro. Um levantamento feito pela UBS Evidence Lab mostrou que, em 2020, o número de downloads de aplicativos de bancos digitais superou o de instituições financeiras tradicionais no Brasil. No ano anterior, em 2019, a parcela dos maiores bancos era de 52%, sendo 48% a dos novos players. Este ano, o cenário inverteu: os digitais já correspondem a 52%.  

Afinal, quais as vantagens de ter uma conta digital?

Os benefícios são muitos. Um deles é a conveniência, pois elimina as longas filas nas agências e economiza tempo. Além disso, os bancos digitais são seguros, sem taxas e sem tarifas. Outras vantagens são os canais digitais, uma vez que você pode resolver tudo pelo celular de forma acessível, rápida e com atendimento personalizado.  

Diante de tantas possibilidades, é importante saber escolher qual o melhor banco digital antes de abrir uma conta em qualquer instituição. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar melhor todas as vantagens:

Encontre um banco de confiança

Com o crescimento desse tipo de banco, principalmente por conta da pandemia, muitos brasileiros decidiram abrir uma conta digital pela primeira vez. Mas antes, é fundamental fazer uma pesquisa prévia sobre o banco e optar por instituições que transmitam credibilidade e um bom atendimento digital. Além disso, procure bancos que já possuam presença sólida no mercado financeiro.

Experiência digital

Uma vez que você tenha uma conta em um banco digital, tudo o que você fizer com ele será pela internet. Uma outra vantagem de uma conta digital, é que o atendimento costuma ser mais ágil que as instituições tradicionais. Pesquise sobre os canais oferecidos pela empresa e conheça a experiência digital que eles têm. Afinal, você precisa que todos os serviços funcionem perfeitamente, seja pelo site ou aplicativo, certo?

Então, opte por bancos com boas opções online para você aproveitar tudo o que tem direito, além de ficar de olho na movimentação da sua conta.

Ilustração mostra uma pessoa interagindo com ícones que representam dinheiro e tecnologia.
Conta digital: escolha uma instituição financeira que ofereça benefícios, segurança e bom atendimento.

Benefícios

Além da ausência de taxas e anuidade, vale buscar um banco digital que te ofereça a possibilidade de decidir quais benefícios deseja ter acesso. Com serviços personalizados, você pode escolher as opções que mais fazem sentido para você e a sua realidade financeira. Por exemplo: se o banco possui programas de fidelidade, opções de investimentos, diferentes tipos de conta e cartões.  

Gestão financeira

Um banco digital também pode ajudar você a ter uma melhor relação com o seu dinheiro, oferecendo ferramentas de controle e organização de suas finanças. Por isso, escolha uma instituição que auxilie no seu planejamento mensal e emita avisos ou disponibilize informações conforme a movimentação de sua conta bancária, por exemplo.

Os bancos digitais são seguros?

A resposta é sim. Mas antes de abrir sua conta num banco digital, fazer movimentações financeiras e investir o seu dinheiro, faça uma boa pesquisa e certifique-se de que ele ofereça proteção quanto aos serviços oferecidos. Uma última dica é escolher, no caso dos investimentos de renda fixa, bancos garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), instituição que preserva o patrimônio do investidor.

Este conteúdo foi escrito em parceria com o Canal Meio. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.